FAÇA SUA PARTE

"O que você EU tenho feito pelo mundo?"
Você já parou para se fazer essa pergunta? Andam dizendo que falar de sustentabilidade está "na moda", mas no mal sentido. Não existe moda quando o assunto é a natureza e os cuidados que muitas vezes esquecemos de ter com ela. Eu acredito que finalmente as pessoas estão tendo a consciência de que o futuro da Terra só depende de nós. Estamos cada vez mais egoístas e questionando se o nosso papel nisso tudo vale de alguma coisa. É LÓGICO QUE VALE!! São nossas forças somadas que podem salvar o mundo.
Quando éramos crianças não tínhamos tanto medo de não ter água para beber amanhã, talvez por isso hoje esse risco exista. Fico triste de ver como as pessoas estão se acostumando com os efeitos da resposta da natureza. Tudo bem se o mar está avançando ano após ano. Tudo bem que existam ursos polares a deriva em partes de icebergs derretidos, flutuando, muito provavelmente, para a fome e a morte. Tudo bem tomar um banho de uma hora, porque está gostosinho. Tudo bem deixar todas as luzes de casa acesa. Tudo bem jogar lixo na rua, entupir bueiros. Tudo bem jogar meu lixo na praia, afinal "alguém vai catar". Tudo bem fumar e jogar a bituca no chão. TUDO BEM, NADA!! Vamos acordar enquanto há tempo! Já existem danos irreversíveis, como o buraco na camada de ozônio, mas muito que ainda pode ser feito! Vamos encarar o mundo como nossa casa. A comparação é a mais cliché possível, mas entender todas as letras do que isso quer dizer não é nada cliché, afinal poucos o fizeram. Você joga latinhas, papéis e todo tipo de lixo no chão da sua casa? Se sim, bom... você precisa de ajuda, mas acredito que a maioria não o faça, então porque jogar na rua? Pela janela do carro? Essa atitude já ficou tão natural, que muitos nem percebem. Que tal começar a fazer a sua parte em pequenos gestos? Vamos somar, nos unir, para que possamos respirar na nossa velhice com saúde, e que nossas crianças possam brincar felizes na rua, como fizemos na nossa infância.

O que você pode fazer?
- Só deixar a luz acesa quando estiver no cômodo.
- Separar o lixo reciclável do orgânico.
- Reutilizar o que for possível, vamos evitar produzir tanto lixo.
- Economizar água, desligando a torneira durante a escovação dos dentes, enquanto passa detergente na louça e tomar banhos mais curtos. Você sabe que é possível se lavar perfeitamente em no máximo 10 minutos.
- Não jogar óleo no ralo da pia.
- Quando sair de casa, tire tudo das tomadas.
- Não deixe eletrônicos em stand-by, isso mantém a corrente elétrica ativa.
- Use sacolas retornáveis quando for fazer compras, assim não precisa descartar tantas sacolas plásticas.
- Ande de bicicleta, skate, ônibus, metrô, etc.
- Se não puder evitar o carro, dê carona! Não precisamos de tantos automóveis nas ruas. Menos trânsito, menos poluição.
- Saiba mais no Portal da Sustentabilidade.
- Converse com seus amigos e famílias sobre isso, façamos uma corrente do bem! 
A NATUREZA AGRADECE! E ela vai responder com muito amor o carinho que receber.


--

CAUSA ANIMAL
Quem me conhece, sabe que além de vegetariana há 14 anos, sou uma grande defensora apaixonada dos animais e costumo medir o respeito que terei pelas pessoas pelo respeito que elas tem com os bichos. Fico impressionada como alguns os tratam como brinquedo ou pior, como lixo. Gente que tem cachorro, mas o deixa do lado de fora de casa, às vezes no frio, na chuva, não reservando o tempo necessário de atenção e amor que ele merece. Gente que doa seus bichinhos, ou simplesmente os jogam na rua, por motivos cretinos como mudança, viagem, nascimento de bebê... Como assim? Eu sempre defendo que eles tem, SIM sentimentos e que SIM, eles entendem tudo o que está acontecendo.
Eu li uma mensagem em algum canto da internet e vou colar aqui, vão entender o porque quando terminar a leitura:

DOAÇÕES DE CRIANÇAS
1. Doa-se uma criança clara, olhos azuis, inteligente e bem educada. É muito dócil e se dá bem com humanos. Motivo: Mudança

2. Criança deficiente será eutanasiada (morta = sacrificada) se não encontrar uma família para adotá-la urgente!
3. Estou noiva, vou casar em dezembro. Meu noivo não gosta de crianças, então estou doando meu filho.
4. Foi encontrada vagando pelas ruas uma linda criança, que precisa de um lar urgente, pois a vizinhança irá chamar a carrocinha! Estou dando comida e água, mas não posso me responsabilizar!
5. Troco duas crianças por um Playstation 3. Educadas e muito dóceis, se dão bem com outras crianças. Quem quiser leva! Motivo: Falta de espaço.

Autor desconhecido.

Entendem do que estou falando? Bicho é igual criança, tem necessidades e precisa não só de comida e água, mas de muito carinho. Pense duas vezes antes de adotar, ou mesmo comprar, um animal. Ele depende de você, mas tenha certeza que retribuirá com uma amizade linda e um amor incondicional. NÃO ABANDONE SEUS BICHOS! E se não acha que é o momento de adotar, ajude alguma ONG, doando jornal, produtos de limpeza, pacotes de ração ou até mesmo divulgando as fotos e os dados dos animais que estão para adoção.

NÃO COMPRE, ADOTE!! Muitos bichinhos precisam de ajuda, correm risco nas ruas e os que já foram recolhidos por protetores e abrigos, estão precisando de um lar. Pesquise onde adotar na sua cidade.


"CIRCO LEGAL, É CIRCO SEM ANIMAL". Apoio essa campanha que está acontecendo na internet. Bicho não é atração de circo! Se conhecer algum caso, denuncie! Saiba mais aqui.
  
SEJA VEGETARIANO. Respeito os carnívoros (assim como quero ser respeitada por minha escolha de não comer carne), mas ainda assim acho que não precisamos fazer parte da crueldade e do sofrimento de tantos animais para nos alimentar. Saiba mais aqui.

NÃO COMPRE PRODUTOS TESTADOS EM ANIMAIS! Pesquise sobre os fabricantes dos produtos que costuma usar.

Barbara Oeiras dos Santos